28/08/2012

LEIAM E REFLITAM COMO FAZEMOS COM OS NOSSOS FILHOS *

> *Um jovem de nível acadêmico excelente, candidatou-se à posição de gerente
> de uma grande empresa.*
>
> *Passou a primeira entrevista e o diretor fez a última, tomando a última
> decisão.*
>
> *O diretor descobriu, através do currículo, que as suas realizações
> acadêmicas eram excelentes em todo o percurso, desde o secundário até à
> pesquisa da pós-graduação e não havia um ano em que não tivesse pontuado com
> nota máxima.*
>
> *O diretor perguntou, "Você obteve alguma bolsa na escola?"*
>
> *O jovem respondeu, "nenhuma".*
>
> *O diretor perguntou, "Foi seu pai quem pagou as suas mensalidades ?" O
> jovem respondeu, "O meu pai faleceu quando eu tinha apenas um ano, foi a
> minha mãe quem pagou as minhas mensalidades."*
>
> *O diretor perguntou, "Onde trabalha a sua mãe?" O jovem respondeu: "A minha
> mãe lava roupa."*
>
> *O diretor pediu que o jovem lhe mostrasse as suas mãos. O jovem mostrou um
> par de mãos macias e perfeitas.*
>
> *O diretor perguntou, "Alguma vez ajudou sua mãe lavar as roupas?" O jovem
> respondeu: "Nunca, a minha mãe sempre quis que eu estudasse e lesse mais
> livros. Além disso, a minha mãe lava a roupa mais depressa do que eu."*
>
> *O diretor disse, "Eu tenho um pedido. Hoje, quando voltar, vá e limpe as
> mãos da sua mãe e depois venha me ver amanhã de manhã."*
>
> *O jovem sentiu que a hipótese de obter o emprego era alta. Quando chegou em
> casa, pediu, feliz, à mãe que o deixasse limpar as suas mãos. A mãe achou
> estranho, estava feliz, mas com um misto de sentimentos e mostrou as suas
> mãos ao filho.*
>
> *O jovem limpou lentamente as mãos da mãe. Uma lágrima escorreu-lhe enquanto
> o fazia. Era a primeira vez que reparava que as mãos da mãe estavam muito
> enrugadas e havia demasiadas contusões nelas. Algumas eram tão dolorosas que
> a mãe se queixava quando as limpava com água.*
>
> *Esta era a primeira vez que o jovem percebia que este par de mãos que
> lavavam roupa todo o dia tinham-lhe pago todos os custos de estudos. As
> contusões nas mãos da mãe eram o preço a pagar pela sua graduação,
> excelência acadêmica e o seu futuro. Após acabar de limpar as mãos da mãe, o
> jovem silenciosamente lavou as restantes roupas pela sua mãe.*
>
> *Nessa noite, mãe e filho falaram por um longo tempo.*
>
> *Na manhã seguinte, o jovem foi ao gabinete do diretor.*
>
> *O diretor percebeu as lágrimas nos olhos do jovem e perguntou, "Diz-me, o
> que fez e que aprendeu ontem em sua casa?"*
>
> *O jovem respondeu, "Eu limpei as mãos da minha mãe e ainda acabei de lavar
> as roupas que sobraram."*
> * *
> *O diretor pediu, "Por favor, diz-me o que sentiu."*
>
> *O jovem disse "Em primeiro lugar, agora sei o que tem real valor. Sem a
> minha mãe, não haveria um eu com o sucesso de hoje. Segundo, ao trabalhar e
> ajudar a minha mãe ontem, só então percebi quanta dificuldade e dureza
> existe para ter tudo pronto. Em terceiro lugar, somente agora consegui
> alcançar a importância e valor de uma relação familiar."*
>
> *O diretor disse, "Isto é o que eu procuro para um gerente. Eu quero
> recrutar alguém que saiba apreciar a ajuda dos outros, uma pessoa que
> conheça o sofrimento dos outros para terem as coisas feitas e uma pessoa que
> não coloque o dinheiro como o seu único objetivo na vida. Está
> contratado."*
>
> *Mais tarde, este jovem trabalhou arduamente e recebeu o respeito dos seus
> subordinados. Todos os empregados trabalhavam diligentemente e como equipe.
> O desempenho da empresa melhorou tremendamente.*
>
> *Uma criança que foi protegida e teve habitualmente tudo o que quis se
> desenvolverá mentalmente e sempre se colocará em primeiro. Ignorará os
> esforços dos seus pais e quando começar a trabalhar, assumirá que todas as
> pessoas o devem ouvir e quando se tornar gerente, nunca saberá o sofrimento
> dos seus empregados e sempre culpará os outros. Para este tipo de pessoas,
> que podem ser boas academicamente, podem ser bem sucedidas por um tempo, mas
> eventualmente não sentirão a sensação de objetivo atingido. Irão resmungar,
> estar cheios de ódio e lutar por mais.*
>
> *Nestas condições, se somos esse tipo de pais, mostramos amor ou estamos a
> destruir o nosso filho?*
>
> *Pode-se deixar seu filho viver numa grande casa, ter boas refeições,
> aprender piano e ver televisão numa grande TV em plasma. Mas quando cortar a
> grama, por favor, deixe-o experimentar isso. Depois da refeição, deixe-o
> lavar o seu prato juntamente com os seus irmãos e irmãs. Deixe-o guardar
> seus brinquedos e arrumar sua própria cama. Isto não é porque não tem
> dinheiro para contratar uma empregada, mas porque o quer é amar e ensinar
> como deve de ser. Quer que ele entenda que não interessa o quão ricos os
> seus pais são, pois um dia ele irá envelhecer, tal como a mãe daquele jovem.
> A coisa mais importante que os seus filhos devem entender é a apreciar o
> esforço e experiência da dificuldade e aprendizagem da habilidade de
> trabalhar com os outros para fazer as coisas, para conquistar as coisas.*
>
> *Pense bem, quem são as pessoas que ficaram com mãos enrugadas por você?*
>
> *O valor de nossos pais ...*
>
> *Um dos mais bonitos textos sobre educação familiar que já li. Leitura
> obrigatória para nós pais e, principalmente, para os filhos de todos os
> pais.*



Pr Euler P. Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário