27/03/2012

CORAÇÕES OBSTINADOS

Tirado do livro “A Bíblia toda, o ano todo”, de John Stott
Mas eles não me ouviram, nem deram atenção. Antes, seguiram o raciocínio rebelde dos seus corações maus – Jeremias 7:24
Uma das características do ensino de Jeremias é que ele diagnosticou a indisposição de Israel ao arrependimento como uma condição firmemente arraigada no coração. Deus disse o seguinte: “Mas este povo tem coração obstinado e rebelde” – 5:23; “todos eles são rebeldes obstinados” – 6:28. De fato, grande parte desse mau comportamento era devido ao “raciocínio rebelde dos seus corações maus” – 7:24. Jeremias repete essa frase no mínimo sete vezes.
E uma vez que a raiz do problema está no coração, Jeremias enfatiza que não há remédio humano capaz de curá-lo. “Mesmo que todo o povo de Judá se lavasse com soda e com muito sabão, a mancha da sua iniqüidade permaneceria diante de mim” – 2.22. “Será que o etíope pode mudar a sua pele? Ou o leopardo as suas pintas? Assim também vocês [o povo de Judá] são incapazes de fazer o bem, vocês, que estão acostumados a praticar o mal” – 13:23. Uma vez que “o pecado de Judá foi escrito com estilete de ferro e gravado com ponta de diamante nas tábuas dos seus corações” ele não pode ser apagado – 17:1. Além disso “o coração é mais enganoso que qualquer outra coisa”, e desesperadamente corrupto – 17:9. Essas quatro imagens ilustram vivamente o fato de que não há cura humana para o pecado. Ele é como uma mancha que não pode ser erradicada, como pigmentação de pele que não pode ser mudado, como uma gravação que não pode ser removida e, como uma doença que não tem cura. Só Deus pode mudar o coração humano.
Jeremias então clama: “Ó Jerusalém, lave o mal do seu coração” - 4:14, mas ele sabe que não pode fazer isso. Assim, ele aguarda ansiosamente o dia em que Deus estabelecerá uma nova aliança com o seu povo, e escreverá sua lei em seus corações, como prometeu. Vamos ler em 31:31-34 “Estão chegando os dias”, declara o Senhor, “quando farei uma nova aliança com a comunidade de Judá. Não será como a aliança que fiz com os seus antepassados quando os tomei pela mão para tirá-los do Egito; porque quebraram a minha aliança, apesar de eu seu o Senhor deles”, diz o Senhor. “Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor:“Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles e eles serão o meu povo. Ninguém ais ensinará ao seu próximo nem ao seu irmão, dizendo: “Conheça o Senhor”, porque todos me conhecerão, desde o menor até o maior”, diz o Senhor. “Porque eu lhes perdoarei a maldade e não me lembrarei mais dos seus pecados”
Em outras palavras, ele lhes dará um novo coração. Em 32:39: “”Darei a eles um só pensamento e uma só conduta para que me temam durante toda a sua vida, para o seu próprio bem e o de seus filhos e descendentes”. Mais ou menos é que está em Ezequiel 36:26. “Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne”. Essa promessa é maravilhosamente cumprida hoje, sempre que alguém passa pela experiência do novo nascimento.
Como está o seu coração com você, com as pessoas e com Deus?
Para saber mais: João 3:1-15.


Euler P Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário